OMS decreta situação de pandemia. No Brasil já são quase 40 casos
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 11/03/2020
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o coronavírus se tornou uma pandemia. Segundo o último boletim da OMS, há mais de 118 mil casos em 114 países. Mais de 4 mil pessoas já morreram.
O QUE É UMA PANDEMIA?
Segundo a OMS, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. É um termo usado geralmente para indicar que uma epidemia se alastrou para dois ou mais continentes com transmissão de pessoa para pessoa.
É apenas a disseminação que caracteriza uma pandemia. A gravidade não está na definição.
ATUALIZAÇÃO DA DOENÇA NO MUNDO
O governo italiano não descarta tomar medidas ainda mais restritivas no país. Além disso, vai destinar 25 bilhões de euros para combater o coronavírus.
Até esta quarta-feira, os Estados Unidos confirmaram 29 mortes pela doença.
O encontro do G20, programado para os próximos dias, foi adiado.
Segundo um levantamento da universidade americana Johns Hopkins, há 118 mil casos de Covid-19 em todo o mundo.
Até o momento foram registradas 4.291 mortes por Covid-19, a maior parte na China.
A Bulgária confirmou 6 casos de coronavírus. Uma morte já foi registrada.
Angela Merkel, chanceler alemã, revelou, em uma conferência, que autoridades de saúde do país acreditam que de 60 a 70% da população da Alemanha poderão ser infectados pelo vírus.
RESTRIÇÕES EM PAÍSES
A região da Catalunha, na Espanha, proibiu eventos com mais de mil pessoas. As partidas do campeonato espanhol e da Uefa Champions League no Camp Nou deverão ocorrer com portões fechados.
Na Polônia, a partir desta quinta-feira, as escolas serão fechadas, de acordo com o primeiro-ministro. O país tem 26 casos confirmados do coronavírus, sem nenhuma morte.
A maior feira de games do mundo, a E3 2020, foi cancelada pelo temor causado pelo coronavírus.
BRASIL
O Ministério da Saúde anunciou na tarde de terça-feira (10) os números oficiais da doença no país. São 37 casos de coronavírus: 19 em São Paulo, 8 no Rio de Janeiro, 2 na Bahia e um em Alagoas, Espírito Santo e Minas Gerais. Segndo boletim divulgado nesta tarde, um novo caso no Rio Grande do Sul e outros dois no Rio de Janeiro foram confirmados.
Fonte: Bem Estar