Mais de 1.100 leitos de UTI para Covid serão desativados no Paraná

Escrito por em 24/01/2022

Foto: AEN

O Ministério da Saúde vai desativar, em março, quase 80% das UTIs abertas no Paraná ao longo da pandemia. Serão fechados 1.159 leitos intensivos, o equivalente a 78,3% das 1.481 vagas mantidas pelo governo federal no estado para tratamento exclusivo de pacientes com Covid.

A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) era integrar em definitivo a maior parte desses leitos para refoçar o sistema hospitalar do estado. Mas, apenas 320 UTIs abertas pela União na pandemia serão mantidas no Paraná, o equivalente a 21,7%. Esses leitos serão revertidos para tratamento de qualquer doença, não apenas Covid-19. Além disso, o valor repassado pelo Ministério da Saúde para manter essas vagas vai cair para menos da metade da atual diária, de R$ 1,6 mil, dependendo do tipo de unidade intensiva.

Com a queda nos internamentos por Covid em 2021, o governo federal anunciou que bancaria todas as 11 mil UTIs abertas no país na pandemia só até o fim de janeiro. A partir de fevereiro, 4,5 mil leitos seriam encerrados e 6,5 mil seriam revertidos para o tratamento de outras doenças. Porém, o Ministério da Saúde adiou o plano em um mês. Diante da explosão de casos da variante ômicron, todas as 11 mil UTIs de Covid serão bancadas pela União até o fim de fevereiro.

Com informações da Gazeta do Povo


[There are no radio stations in the database]