Dia do Sommelier é lembrado em agosto. Conheça a profissão
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 30/08/2021
“Frutado, com corpo médio e notas amadeiradas”. Você já deve ter ouvido isso alguma vez na sua vida, principalmente se é um apreciador de bebidas. Isso porque a figura do sommelier é de suma importância para o desenvolvimento e a comercialização de cervejas, vinhos e destilados.
No dia 29 de agosto, é comemorado o Dia do Sommelier no Brasil – data em que a profissão foi regulamentada no país. Para homenagear esses profissionais, elaboramos um post sobre como surgiu o ofício, quais são as principais responsabilidades da função e por que os sommeliers são tão importantes.
O que é sommelier
Podemos definir sommelier como o profissional que possui um vasto conhecimento sobre bebidas. Sua principal função é experimentar rótulos, categorizar de acordo com as percepções sensoriais (paladar, olfato, consistência e aparência) e indicar as melhores formas, temperaturas e harmonizações para degustá-los.
Para tornar-se sommelier, é necessário fazer um curso da Associação Brasileira de Sommeliers ou de outras instituições internacionais reconhecidas, como a Sommelier School. É comum que essas formações tenham foco em vinhos, mas também é possível fazer cursos para outros tipos de bebida, como cervejas e destilados.
O sommelier é primordial desde a formulação das bebidas, momento no qual auxiliam os produtores a ter uma noção mais precisa das características daquele produto antes do lançamento no mercado.
Além disso, eles também atuam em restaurantes, adegas e lojas especializadas, montando a relação de rótulos e as recomendações para cada um. Portanto, toda vez que você degustar uma bebida, é provável que pelo menos um sommelier esteja envolvido no processo até o seu copo.
História dos sommeliers
Desde meados de 1300, a palavra sommelier começou a ser utilizada para definir os responsáveis por carregar pertences da realeza durante as viagens, além de escolher e servir os cardápios para a corte.
Por serem encarregados desses serviços, os profissionais passaram a experimentar os comes e bebes antes do rei para garantir que eles não estavam envenenados, remetendo aos copeiros citados na Bíblia e na mitologia grega. Isso fez com que desenvolvessem um vasto conhecimento sobre bebidas (especialmente vinhos das principais uvas e regiões do mundo).
No final do século 14, foi fundada a Worshipful Company of Vintners, na Inglaterra, uma associação para reunir viticultores e profissionais ligados à produção de vinhos, incluindo os sommeliers. Por essa razão, o ofício foi se tornando mais relacionado ao conhecimento sobre vinhos que à proteção da corte.
A profissão moderna, como observamos hoje, surgiu no ano 1953, quando a Wine and Spirits Association (uma associação internacional especializada em vinho) passou a promover a prova de Mestre dos Vinhos, para pessoas do mundo todo para conseguirem o título de sommelier. Posteriormente, criou-se uma associação específica para isso, a Corte dos Mestre Sommeliers.
Tipos de sommelier
A palavra “sommelier” está muito relacionada ao vinho, porém existem outras áreas em que esses profissionais podem atuar, desde que devidamente credenciados.
Sommelier de vinhos
Pode atuar em restaurantes, vinícolas e adegas e é responsável por degustar os rótulos, descrever suas características gustativas, definir como servir (melhor taça, temperatura de serviço e tempo de decanter) e escolher harmonizações.
Sommelier de cerveja
Conhecido popularmente como cicerone, esse profissional precisa conhecer bem as nuances de todos os ingredientes da cerveja (lúpulo, malte, levedura e água), identificar as características da bebida e definir as melhores harmonizações, entre outras funções.
Sommelier de destilados
Para o desenvolvimento de destilados, é preciso que as fábricas tenham um profissional que entenda as características das especiarias e cereais, da destilação, do estágio em barrica, entre outros detalhes. Ele também poderá indicar drinks e harmonizações com aquele rótulo.
Sommelier de água
Parece curioso, mas existem sommeliers responsáveis por experimentar água e descrever seus sabores, aromas, acidez e mineralidade. Esses profissionais trabalham em grandes restaurantes ou fábricas, no desenvolvimento de bebidas.