Cidade do Oeste começa a vacinar adolescentes nesta sexta
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 27/08/2021
Toledo recebeu 35,1 mil doses do imunizante da Pfizer para dar início à vacinação de toda a população a partir dos 12 anos contra a Covid-19. A remessa especial faz parte de um estudo de natureza observacional da farmacêutica norte-americana, autorizado pelo Ministério da Saúde, que busca analisar o comportamento do Sars-Cov-2 em adolescentes e jovens de uma cidade de porte médio que receberam a primeira dose do medicamento. A cidade para o estudo foi definida pela Pfizer e pelo governo federal. O governo estadual participou da logística, com o transporte das vacinas de Curitiba a Toledo.
De acordo com a prefeitura, a aplicação dos imunizantes na faixa etária de 12 a 17 anos vai começar nesta sexta-feira (27). A intenção é aplicar cerca de 7 mil primeiras doses por dia.
Foram organizados quatro pontos para aplicação de D1, que vão funcionar com horário ampliado das 8h às 23h. Cada ponto receberá 1.750 doses por dia. Pelo menos 50 profissionais de saúde serão mobilizados nos pontos de vacinação, além das equipes de vigilância e saúde e atenção primária da secretaria municipal.
De acordo com o Vacinômetro nacional, ferramenta atualizada pelo SUS, o Paraná aplicou até o momento 10,2 milhões de doses, sendo 7,1 milhões relativas à primeira dose (D1) e 3 milhões entre segunda dose (D2) e dose única (DU).
Toledo, por sua vez, alcançou a marca de 127,5 mil aplicações, com 91,2 mil D1 e 36,2 mim D2 ou DU. De acordo com o IBGE, a população da cidade é estimada em 142,6 mil pessoas.