Paraná suspende atividades não essenciais e amplia toque de recolher
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 26/02/2021
O governo do Paraná decretou lockdown em todo o estado deste sábado até o próximo dia 8 de março, visando conter o avanço de contaminações pelo coronavírus. No período, estará suspenso o funcionamento de todos os serviços e atividades não essenciais, inclusive do comércio.
O toque de recolher também foi ampliado. Neste mesmo período, estará proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas das 20h às 5h, como também a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e coletivos nesses mesmos horários.
O decreto também suspendeu as aulas presenciais nas escolas, cursos técnicos e universidades. Celebrações religiosas só poderão acontecer com atendimento individual ou online.
Também foram suspensas as cirurgias eletivas por 30 dias, para assegurar o estoque de anestésicos e reduzir demanda por leitos hospitalares.
No anúncio das medidas, o governador Ratinho Junior também anunciou a abertura de 99 leitos de UTI e 153 leitos clínicos, distribuídos pelo estado.
O governador Ratinho Junior disse que não serão admitidos atos que desrespeitem o decreto. Segundo ele, as forças de segurança estarão atentas e haverá multa e prisão para quem descumprir as regras, especialmente no que tange a festas clandestinas.
SUSPENSÃO DO FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS E ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS
– RESTRIÇÃO de circulação em espaços e vias públicas, das 20h às 05h
– PROIBIÇÃO de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 05h
– SUSPENSÃO DAS AULAS presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado do Paraná, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas
– ADEQUAÇÃO DO EXPEDIENTE dos trabalhadores aos horários de proibição provisória de circulação definidos neste Decretohttps://d276c5d0c902c2884efe4f7b9cee462b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
– ATIVIDADES RELIGIOSAS somente com atendimento individual ou culto on-line
– REGIME DE TELETRABALHO para Órgãos do Estado
– PERMITIDOS Delivery, Drive-thru e Take away
– PRIORIZAÇÃO da substituição do regime de trabalho presencial para o teletrabalho, quando possível
– SUSPENSÃO DAS CIRURGIAS ELETIVAS por 30 dias para unidades públicas e privadas. O objetivo é assegurar estoque de medicamento anestésico e reduzir demanda por leitos hospitalares
Fonte: Assessoria de Comunicação