Taxa de contágio desacelera no país
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 19/08/2020
Boa notícia para o Brasil. Pela primeira vez em quatro meses de pandemia, o país registrou uma taxa controlada de transmissão da doença, de acordo com a estimativa feita pela Universidade Imperial College, do Reino Unido.
A taxa R diminuiu em relação à semana passada e segue caindo. Depois de 16 semanas, o Brasil deixou a zona vermelha da Covid-19 pela primeira vez.
ENTENDA O QUE ESTÁ ACONTECENDO
Atualmente, cada 100 pessoas infectadas com o vírus conseguem passar para 98 pessoas. O ideal é que esse número diminua para 96, 94 e, assim, a epidemia perderá força de forma gradual no país.
A situação ainda requer muitos cuidados, já que o contágio pode sofrer uma reaceleração em caso de afrouxamento das medidas de contenção da doença. Nas Américas, Equador e Bolívia tiveram a taxa de contágio aumentada novamente nos últimos dias. Na Europa, França e Espanha estão com o mesmo problema.
SITUAÇÃO DO BRASIL
Segundo os dados disponibilizados pelas secretarias estaduais de Saúde, o Brasil apresenta 3,4 milhões de casos confirmados de Covid-19 e 109 mil óbitos. O número de recuperados da doença é de 2,7 milhões, o que torna o país o líder no quesito.
Fontes: Canaltech e Universidade Johns Hopkins