Sul do Brasil pode ter frio histórico nesta semana

Escrito por em 19/08/2020

Uma massa de ar frio vai congelar o país nesta semana. Granizo, chuvas fortes, queda brusca na temperatura e até neve devem acontecer até o fim de semana.

Em entrevista à BBC News Brasil, meteorologistas disseram que a grande massa de ar frio que se aproxima do país vai provocar alteração nas temperaturas de Norte a Sul, atingindo os estados do Amazonas e da Bahia. Francisco de Assis, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, explicou o frio histórico:

“a dimensão será parecida com o frio histórico de 1955, 1963, 1975 e 1985. Não teremos temperaturas muito mais baixas do que já registramos neste ano. Mas a abrangência vai pegar do Norte, onde teremos quedas de até 15ºC nas temperaturas, e com uma condição de geada mais significativa e até neve na região Sul. É uma frente fria que chega até a linha do Equador”.

Os especialistas ainda dizem que a chegada da massa de ar frio vai causar fortes chuvas em todo o país. “Quando o ar frio invadir o país e encontrar a região mais úmida, como as serras Gaúcha, de Santa Catarina e do Paraná, isso fará com que haja condições para queda de neve, já que em temperaturas abaixo de 0 grau cai neve em vez de chuva, caso existam condições de instabilidade para isso”, afirmou o meteorologista do Inmet.

Nas regiões mais quentes do país, como o Mato Grosso do Sul, pode haver uma queda de temperatura muito grande, de até 15°.

Fonte: G1


[There are no radio stations in the database]