Aparelho reproduz com precisão voz do ator Val Kilmer
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 23/08/2021
Após ter sido submetido a uma traqueostomia para tratar de um câncer agressivo na garganta, o ator Val Kilmer perdeu a capacidade de falar claramente. No entanto, graças a um aparelho dotado de um algoritmo de Inteligência Artificial treinado para imitar sua voz, o astro de Top Gun, Batman Forever, Dupla Identidade e outros sucessos pôde fazer isso de forma surpreendente.
Kilmer trabalhou diretamente junto ao desenvolvedor para sincronizar o algoritmo a gravações antigas de sua voz, com o objetivo de sintetizar a nova fala.
Embora a voz seja um pouco áspera – se você estiver ouvindo com atenção, verá que na verdade não é um humano emitindo os sons –, é extremamente próxima à original do ator a ponto de a tecnologia conseguir enganar aqueles que porventura não sabem que ele utiliza o aparelho.
Documentário sobre a vida de Val Kilmer acompanha 40 anos de sua trajetória
“Fui atingido por um câncer na garganta”, disse Kilmer por meio do algoritmo em um curto vídeo promocional sobre seu filme autobiográfico, que estreou no mês passado nos cinemas dos EUA. “Depois de receber tratamento, minha voz, como eu a conhecia, foi tirada de mim”.
O ator, que está com 61 anos, ajudou a produzir o filme “Val”, capturando imagens ao longo de 40 anos de carreira. O documentário está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.
“Por mais de 40 anos, Val Kilmer, um dos atores mais inconstantes e/ou incompreendidos de Hollywood, documentou sua própria vida e arte por meio de filmes e vídeos”, diz a sinopse.
Em “Val”, não é utilizada nenhuma reconstrução de IA. São apenas filmagens antigas e narrações feitas pelo filho de Kilmer, Jack.