85% dos municípios têm saldo positivo de empregos em fevereiro
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 31/03/2021
A retomada econômica paranaense pode ser medida pela recuperação dos municípios. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na terça-feira (30), 339 das 399 cidades do Paraná apresentaram saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada em fevereiro. O número equivale a 85% do estado.
Outros 11 apareceram “zerados”, que é quando o município tem o mesmo número de admissões e demissões no período. Com isso, apenas 49 (12,2%) ficaram no vermelho. Desses, 33 perderam até dez vagas, o que indica variação sazonal, com boas chances de reversão em curto prazo.
“A pesquisa revela que o emprego não está concentrado em apenas uma cidade, uma região ou nas cidades grandes do Paraná. Está espalhado por todo o estado, reforçando a estratégia do governo de olhar para todos os 399 municípios, sem distinção”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Outro ponto que indica a pulverização do emprego pelo Paraná é que o porcentual de municípios no azul em fevereiro é consideravelmente superior ao dos dois últimos meses. Dezembro, por exemplo, fechou com 139 cidades (34,8%) com resultados positivos, número que saltou para 292 (73,1%) em janeiro.
RETOMADA – O Paraná foi o estado da região Sul e o terceiro do país que mais abriu postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro. Foram 41.616 vagas, de acordo com o Caged, órgão ligado ao Ministério da Economia. O resultado é saldo de 146.014 admissões e 104.398 demissões e significa uma alta de 70% em relação ao obtido em janeiro, quando foram criadas 24.342 vagas no estado. Apenas São Paulo e Minas Gerais tiveram desempenho melhor no período.
Fonte: Assessoria de Comunicação.