Carteira de Trabalho impressa será substituída por versão digital
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 16/01/2020
Conforme medida do Ministério da Economia, a Carteira de Trabalho física não será mais emitida no país. A versão em papel será substituída pela digital, em aplicativo. A mudança era considerada uma tendência já há alguns anos e, ao que tudo indica, agora será oficialmente implantada. Segundo o governo federal, a alteração busca modernizar o acesso às informações da vida laboral dos brasileiros.
Com a novidade, as informações sobre o histórico do trabalhador ficarão disponíveis online por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para todas as plataformas, IOS, Android e Web. Para baixar o aplicativo, que é gratuito, basta procurar por ele na loja virtual. Também é possível fazer a consulta pela internet. Depois de baixar o app, é preciso fazer um cadastro com informações pessoais e profissionais. Quem já tem o cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar o mesmo login e senha.
No momento da contratação, o trabalhador informará apenas o número do CPF. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem aquelas feitas anteriormente em documento físico.
IMPORTANTE – A Carteira Digital de Trabalho não poderá ser usada como identificação civil.
Ficou em dúvidas? Acesse este link e saiba o passo a passo.
Fonte: Paraná Portal