Eleitores têm até 8 de maio para regularizar título
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 23/01/2024
As pessoas que desejam votar nas eleições municipais de 6 de outubro de 2024 têm até 8 de maio para regularizar o título ou emitir a primeira via do documento. O prazo é estabelecido pela legislação eleitoral, que determina que seis meses antes do primeiro turno da eleição o cadastro eleitoral esteja fechado.
A chefe do Cartório Eleitoral, Karina Andressa de Gouvea, explica que a revisão biométrica resultou no cancelamento dos títulos dos eleitores que não compareceram ao Cartório para realizar a coleta da biometria.
Ela também lembra que com a pandemia de covid-19, no período das eleições municipais de 2020, o TSE liberou quem tinha título cancelado pela biometria de 2019 para votar.
Contudo, Karina alerta que, em 2023, houve o entendimento de que somente serão considerados aptos para as eleições de 2024, os eleitores que tiveram realizado a revisão biométrica.
Karina lembra que em anos eleitorais há um maior movimento em busca de regularização do título, mas também para o primeiro registro. Com isso, e havendo um entendimento de boa parte das pessoas que hoje não possuem cadastro biométrico, há a possibilidade de 65 mil eleitores neste ano.
A orientação dada pela chefe do Cartório para as pessoas que desejam regularizar a situação eleitoral é para que aproveitem o início do ano, um momento em que há uma menor procura na unidade.
Fonte: Jornal de Beltrão