Pesquisadores criam robô-camaleão que consegue se camuflar

Escrito por em 13/08/2021

Pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, criaram um robô-camaleão que pode mudar de cor e se camuflar no ambiente.

Os desenvolvedores combinaram tinta termocrômica de cristal líquido com aquecedores de nanofios de prata para produzir um efeito de camuflagem semelhante ao do animal de verdade.

A diferença é que, em um camaleão, a camuflagem é ativada através das células musculares, enquanto que, para o robô, utilizam-se sensores externos que detectam a coloração da paisagem.

“O robô consegue andar e mudar de cor ao mesmo tempo, então é como um camaleão de verdade em pleno funcionamento. A pele eletrônica artificial ajusta seus matizes instantânea e automaticamente para combinar com as cores de fundo sobre as quais o robô rasteja”, explica o engenheiro mecânico Seung Hwan Ko, autor principal do estudo.

O efeito de camuflagem é replicado por um fina camada de tinta líquida que alterna a tonalidade quando aquecida. Quantidades diferentes de calor criam estruturas com tamanhos distintos, permitindo a exibição de praticamente qualquer cor no espectro de luz.

Marcado como

[There are no radio stations in the database]