Vulcão entra em atividade e obriga população a deixar ilha do Caribe

Escrito por em 13/04/2021

Nesta segunda-feira (12), o vulcão La Soufriere, situado no Caribe, expeliu rios de lava quente, fragmentos de rocha e gás em direção à pequena ilha de São Vicente.

O vulcão entrou em erupção na sexta-feira (9), quatro dias antes de registrar sua maior explosão após décadas de inatividade, escalonando nuvens de cinzas a 10 quilômetros, o que obrigou a evacuação da população local.

Felizmente, nenhuma morte foi registrada até o momento, e cerca de um terço da ilha foi isolado. O espaço aéreo continua fechado e o fornecimento de água e energia elétrica foi interrompido.

Segundo moradores, as cinzas estão dominando o ar e se transformando em projéteis sólidos quando entram em contato com a chuva, dificultando a locomoção dos habitantes.

“Estamos sofrendo com as cinzas, e fica difícil respirar às vezes”, disse Aria Scott, de 19 anos, uma estudante moradora da capital Kingstown. “Eu não vou lá fora pois não quero correr o risco”.

São Vicente e Granadinas, que tem população de pouco mais de 100 mil pessoas, não passava por atividade vulcânica desde 1979, quando uma erupção causou cerca de US$ 100 milhões em prejuízos.

Fonte: CNN Brasil

Marcado como

[There are no radio stations in the database]