Vacinação contra a gripe está começando nesta segunda
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 12/04/2021
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, do Ministério da Saúde, começa nesta segunda-feira (12) e vai até 9 de julho. Neste ano, os primeiros a serem imunizados serão crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde.
1ª etapa (de 12 de abril a 10 de maio): crianças (de seis meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. Nessa etapa, devem ser vacinadas 25,1 milhões de pessoas.
2ª etapa (de 11 de maio a 8 de junho): idosos (com 60 anos ou mais) e professores. Esse grupo soma 32,8 milhões de pessoas.
3ª etapa (de 9 de junho a 9 de julho): pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; integrantes de forças de segurança, de salvamento e armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários, funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação; e população privada de liberdade. A expectativa é que 21,7 milhões sejam vacinados.
Vacina da gripe ou Covid-19, qual tomar primeiro?
A campanha da gripe ocorre sem que a vacinação contra a Covid-19 seja interrompida. A orientação do Ministério da Saúde é que as pessoas que integram os grupos prioritários tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a da gripe. É preciso que o intervalo mínimo entre a aplicação das duas seja de 14 dias.
A recomendação é para que aqueles que estiverem com sintomas de gripe ou sintomas relacionados à Covid-19 esperem o tempo necessário de completa recuperação para tomar a vacina.
Fonte: Governo do Brasil