Município completa 67 anos nesta quarta

Escrito por em 14/12/2022

Município de Coronel Vivida. (Foto: Renan Oldoni/Máxima FM)

14 de dezembro é o aniversário de Coronel Vivida, que está completando 67 anos de emancipação.

O primeiro nome foi Barro Preto, de um povoado que deu lugar ao município de hoje. Na época, pertencia a Mangueirinha. O desmembramento aconteceu de 1954.

No extremo leste nascei a localidade de Jacutinga. Do lado sul, na direção de Pato Branco, em 1940, foram lançadas as primeiras bases de Palmeirinha. De Jacutinga, por obra de Pedro Poleze, primeiro morador da localidade, partiram as primeiras incursões para a área onde hoje é a cidade. Um dos objetivos da viagem era caçar, o que ele fazia na companhia do irmão, João Poleze. Numa das incursões, os caçadores mataram uma grande anta, no banhado que serve de cabeceira do rio denominado hoje de Barro Preto. Ao resgatar o animal, que afundou no lodo, João e Pedro viram que ele era preto e daí surgiu o nome Barro Preto.

Mais tarde, Barro Preto foi trocado pelo nome de um coronel do município de Palmas, Firmino Teixeira Baptista. Em virtude de seu habito de se expressar com a frase “que vida!” e a perturbação da gagueira, tal expressão acabava em “que vivida!”. Isso rendeu a ele o apelido de Coronel Vivida.

Prefeitos

A primeira eleição municipal ocorreu em 3 de outubro de 1955, para prefeito e vereadores. Venceu o candidato Paulino Stédile, com 655 votos, contra 297 de Zeferino Poletto. Ao todo, já foram eleitos 10 prefeitos. Confira na lista.

O que fazer em Coronel Vivida?

Além de trilhas entre as matas nativas, Coronel Vivida possui 25 cachoeiras. São lugares mágicos e de natureza exuberante. Um dos lugares mais visitados é a Cratera de Impacto de Vista Alegre, ponto turístico que atrai pessoas de todo o país.

Visitantes na Cratera de Impacto de Vista Alegre. (Foto: NAT Hero / Prefeitura de Coronel Vivida)

Nas férias de julho, por uma semana, ocorre a competição de atividades esportivas e culturais, onde os representantes de 11 setores da área rural se enfrentam nas mais variadas modalidades.

Corrida do Porco nas Olimpíadas Rurais. (Foto: Assessoria PMCV)

Durante as comemorações do aniversário de Coronel Vivida, no mês de dezembro de cada ano, o Festival Gastronômico Sede do Sabor reúne milhares de pessoas, oferecendo vários pratos da culinária tradicional do Sul do Brasil.

População prestigiando a Sede do Sabor. (Foto: Assessoria PMCV)

Fontes: PMCV, viajeparaná.com e Câmara de Coronel Vivida


[There are no radio stations in the database]