Honório Serpa elabora programação turística com eventos religiosos e de gastronomia
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 13/07/2022
Para promover o turismo de Honório Serpa, a administração pública assinou, em 2021, um convênio entre o município e a Instância de Governança Regional (IGR), uma agência autorizada a fomentar o setor nas regiões. Na ocasião, também foi criado o Conselho Municipal do Turismo (Comtur). Atualmente, Honório Serpa consta no Mapa do Turismo Federal e está em busca da inclusão da cidade pelo IGR no Mapa turístico do Vale do Iguaçu.
De acordo com a diretora municipal de Assistência Social e responsável pelo turismo do município, Eritana Jaguszewski, a discussão sobre os destaques, mobilização e sensibilização para alinhar o conceito turístico de Honório Serpa ainda estão no início, “para identificação dos produtos turísticos em cada seguimento”.
No momento, estão sendo realizados os levantamentos das potencialidades turísticas, com o destaque no turismo religioso, que deverá ser disponibilizado pelo IGR como roteiro regional, além de turismo gastronômico e feira da agricultura familiar.
Considerados como potenciais atrativos turísticos, a culinária local é bastante esperada pela população, assim como o turismo religioso. Algumas datas já foram liberadas pelo conselho e a primeira é para este mês, no dia 24, com a Festa do Colono e Motorista.
Ainda dentro da programação do turismo religioso, está a festa e procissão em honra à Nossa Senhora Aparecida, com destino à gruta da Comunidade Bozza, no dia 12 de outubro.
Em agosto, o conselho de turismo destaca a realização da 1ª edição do Filó ao ar livre com cinema, que deve ser realizado em duas etapas, nos dias 5 e 12 do mesmo mês, no distrito do Pinho Fleck.
Seguindo o turismo gastronômico, está o porco à paraguaia, no dia 4 de setembro, e a janela da costela, no dia 15 de novembro.
A Feira da Agricultura Familiar também consta como potencial turístico do município, com sete agricultores oferecendo hortifrútis, panificação, bolos, bolachas, pastel e outros itens, toda sexta-feira, na praça central.
Fonte: Diário do Sudoeste