Equipe do Sesi de Pato Branco conquista 2º lugar em Festival de Robótica
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 31/05/2022
Entre os dias 27 e 29 de maio, o Pavilhão da Bienal, em São Paulo, foi palco de um projeto cheio de criatividade e ideias inovadoras, envolvendo muitas cores e diversos sotaques diferentes, dando ênfase para a participação de crianças, adolescentes e jovens de todos os cantos do país.
Foi ali que 1.200 estudantes entre 9 e 18 anos disputaram o 4º Festival Sesi de Robótica. Esse ano, o tema do festival foi Logística e Transporte, e as equipes apresentaram propostas que prometem avanços para um setor muito estratégico da economia.
Em 2022 o evento ofereceu três diferentes categorias: First Lego League (FLL) ou, em livre tradução, o primeiro desafio da liga Lego; First Tech Challenge (FTC), ou primeiro desafio tecnológico, em que os estudantes constroem robôs mais complexos de até dezenove quilos; e F One in Schools, ou Fórmula 1 nas escolas, em que as equipes montam escuderias para construir carros de corrida em miniatura movidos a gás carbônico, além de criar e gerir suas escuderias, desde o desenvolvimento do carro, planejamento de marketing e criação de um projeto social.
Além da criatividade, os projetos utilizaram diferentes ferramentas para vários níveis de complexidade, com missões que deveriam ser realizadas por robôs e protótipos de F1. Os desafios ainda precisavam envolver matemática, programação, engenharia, ciência e arte.
Os participantes da equipe Nautilus, do Colégio Sesi de Pato Branco, conquistaram o 2º lugar na aliança finalista da modalidade First Tech Challenge (FTC), que avaliou o desempenho do robô na área no formato de aliança de duas equipes por duas equipes. Também foram avaliados a engenharia, design do robô, ações sociais e de patrocínio e empreendedorismo.
Fonte: Diário do Sudoeste