Veja como consultar online a situação do título de eleitor

Escrito por em 02/05/2022

Consultar, online, a situação do título de eleitor é um cuidado essencial para se ter antes de ir às urnas. Com o período de eleições cada vez mais próximo, todos os eleitores podem verificar sua situação eleitoral através do site oficial do TSE e também através o aplicativo E-Título, onde a consulta é automática.

A consulta da situação do título permite saber se o eleitor está regular, se a biometria foi coletada e se existem inconsistências nos dados cadastrais.

 1 - Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (Web);
 2 - Na aba "Situação Eleitoral", digite seu nome completo, CPF ou número do título de eleitor;
 3 - Então, clique em "Consultar";
 4 - Em seguida, confirme o reCAPTCHA para concluir a solicitação;
 5 - Feito isso, você terá consultado a situação do título eleitoral com sucesso.

Como regularizar a situação do título eleitoral?

Você pode regularizar atualizando os dados cadastrais através do portal “Título Net”, do TSE. Acessando esse site, basta selecionar seu UF, inserir suas informações cadastrais e selecionar a opção que se enquadra com seu título de eleitor. Caso a situação eleitoral esteja irregular, é possível consultar seus débitos como eleitor e evitar possíveis multas online para tornar sua situação regular novamente.

Precisa de biometria para votar?

Segundo o TSE, eleitores sem o cadastro da biometria não serão impedidos de votar. Isso porque o cadastro biométrico continua suspenso em todo país, medida tomada a fim de prevenir a disseminação da Covid-19. Você pode votar apresentando título de eleitor físico ou digital ou documento com foto (RG, CPF, CNH).

É necessário o título de eleitor para votar?

Caso o título tenha sido danificado ou perdido, você ainda pode votar usando um documento de identidade com foto ou aplicativo do E-Título (Android | iOS). Para isso, só é necessário estar com a situação eleitoral regular no sistema do TSE.

Além disso, cidadãos que mudaram de cidade recentemente também podem transferir o título para outra zona eleitoral com facilidade através do sistema do TSE.

Fonte: Canaltech com informações do TSE


[There are no radio stations in the database]