Estado continua líder nacional em doações de órgãos
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 09/09/2021
O Paraná continua líder nacional em doações de órgãos com 33 por milhão de população (pmp). A média do Brasil é de 13,7 pmp. O estado fechou o ano de 2020 com 41,6 pmp e garantiu a liderança desde então. Neste ano, são 213 doações efetivas, que resultaram em 353 transplantes de órgãos e 365 transplantes de córneas.
Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), que analisou as notificações de janeiro a julho deste ano junto à Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
No Paraná, 2.459 pessoas aguardam uma doação.
DESTAQUE
No último ano, o estado teve 1.161 notificações de potenciais doadores e 475 doações efetivas, as quais corresponderam a 698 transplantes de órgãos sólidos.
Na análise dos dados brasileiros, o RBT destaca que “com o agravamento da pandemia pela Covid-19 em todo o país, a partir de fevereiro, acentuou-se a queda na taxa de doações e transplantes”. Inevitavelmente, todos os estados registraram diminuição nas doações de órgãos e transplantes.
Mesmo assim, o documento destaca que apenas três unidades da federação ultrapassaram 30 transplantes renais pmp – Paraná, São Paulo e Distrito Federal. O estado atingiu 36,5 pmp, acima da média nacional, de 19,2 pmp.
O Paraná também está entre os três estados que mais realizaram transplantes hepáticos (fígado), com 15,8 pmp, enquanto a média brasileira é de 8,7 pmp. Já com relação a transplantes de pâncreas, está entre os cinco estados que realizaram o procedimento.
COVID-19
No Paraná, todos os potenciais doadores de órgãos estão sendo testados para a Covid-19, através do exame RT-PCR, garantindo segurança aos receptores e tranquilidade aos profissionais de saúde envolvidos no processo.
ESTRUTURA
O estado conta com uma Central Estadual de Transplantes responsável pela área administrativa e plantão da instituição, localizada em Curitiba, além de quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPO’s) – Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
Esses centros trabalham na orientação e capacitação das equipes, distribuídas em 67 hospitais do Paraná, que mantêm Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Ao todo, são cerca de 700 profissionais envolvidos, entre eles 23 equipes de transplante de órgãos, 25 centros transplantadores de córneas e quatro bancos de córneas em atividade – Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
Fonte: AEN