Secretaria da Justiça, Família e Trabalho implanta atendimento no disque idoso

Escrito por em 06/10/2020

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) vem implementando um atendimento diferenciado no serviço do Disque Idoso no estado. Para isso, a Sejuf promoveu uma capacitação dos servidores permitindo um diagnóstico da situação da violência em todo o estado e oferecendo um atendimento de escuta humanizada à pessoa idosa visando ao desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na proteção dos idosos. Essa ação resultou no aumento do número de denúncias de violência contra a pessoa idosa, registrada nos relatórios de atendimento do Disque Idoso.

De janeiro a setembro de 2020, durante o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, o Disque Idoso recebeu 1660 denúncias, com mais de seis mil tipos de violação contra idosos, em especial a violência financeira, com apropriação ilícita do patrimônio como bens, dinheiro, cartão do banco, cartão de benefícios (33%), seguida de abandono (14%), negligência (13%), agressão verbal e psicológica (12%) e agressão física (10%), entre outros.

Agressores – O relatório do Disque Idoso mostra que 91% dos casos de violações acontecem por familiares da vítima, cujo principal agressor é o filho, seguido do cônjuge e netos. Em 73% dos casos, o agressor convive na mesma casa com a pessoa idosa e, geralmente são dependentes financeiramente dos pais em idade avançada.

Na maioria dos casos os vínculos familiares estão fragilizados e permeados pela violência transgeracional; isolamento social e padecimento pela depressão; e, para piorar o quadro, a pessoa idosa depende da família e de seus filhos para a sua manutenção e sobrevivência.

Outros 5% são cometidos por cuidadores, e outros 4% incluem ILPI´s (Instituições de Longa Permanência) e outros.

Os idosos portadores de deficiência ou com outras limitações representam 17% das violações e ocorrem principalmente com os que possuem limitações cognitivas, físicas ou com saúde agravada por doenças severas.

Para dúvidas e denúncias, a população pode entrar em contado pelo telefone 08000 41 00 01 do Disque Idoso, que está funcionando, durante a pandemia, das 13 às 17 horas, ou no Disque Denúncia – telefone 181, com serviço de atendimento 24 horas.

Via Assessoria de Imprensa – Beth Klein / Luiz G. Mazza Neto

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