As fake news não param de circular nas redes sociais

Escrito por em 23/03/2020

O vírus que assola o mundo está acompanhado de várias fake news, espalhadas pelos mais diversos grupos de Whatsapp. Saiba o que é mentira e não compartilhe informações duvidosas.

Água quente mata o vírus? FAKE

Segundo o Ministério da Saúde, isso não procede pois a temperatura corporal é de ao menos 36°C. Ingerir líquidos entre 26 ou 27°, como sugere o vídeo nas redes sociais, não teria qualquer efeito.

Vacina contra Covid-19 foi descoberta? FAKE

Nenhuma vacina foi descoberta ainda pois o vírus está em constante mutação. Vale salientar que as tentativas continuam nos centros de pesquisa de todo o mundo.

Cocaína protege contra o vírus? FAKE

O boato circula na França, onde o governo teve que fazer um post nas redes sociais desmentindo a história. “Não, a cocaína não te protege contra a Covid-19. É uma droga viciante, que causa efeitos colaterais sérios e é prejudicial à saúde das pessoas”, diz o comunicado.

O governo russo soltou leões nas ruas para não deixar as pessoas saírem de suas casas? FAKE

A Embaixada da Rússia desmentiu essa informação, dizendo que o governo jamais tomaria medidas como essa e que não há sequer 500 leões no país, contando os animais em zoológico. A imagem que vem sendo compartilhada é de um noticiário na TV, informando a população que há 500 leões soltos nas ruas para que a população permaneça em casa, evitando o contágio por Covid-19.

População pode se cadastrar para receber auxílio-cidadão por conta do coronavírus? FAKE

O link que circula nos grupos de Whatsapp foi desmentido pelo Ministério da Cultura, que avisa para as pessoas não compartilharem, de forma alguma, os dados pessoais. O site é falso.

Banho muito gelado ou muito quente combate o coronavírus? FAKE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que tomar banho quente não impede a pessoa de pegar a Covid-19. A entidade ainda reitera que a melhor maneira de se proteger contra o vírus é lavando as mãos frequentemente. Não há qualquer informação sobre água fria ou quente combater o coronavírus.

A aposentadoria dos idosos pode ser suspensa se eles forem flagrados andando pelas ruas? FAKE

Há uma imagem circulando nas redes sociais dizendo que, de acordo com a medida provisória 922, o cidadão com mais de 60 anos que for flagrado andando nas ruas terá seu benefício suspenso por tempo indeterminado. O texto diz ainda que os responsáveis pelo idoso, tendo mais de 18 anos, serão penalizados com multa de R$ 1.045. A medida provisória em questão é de 28 de fevereiro e não de 18 de março, como diz a matéria. No texto da proposta não há nenhuma menção ao trânsito de idosos e alguma penalidade para os mesmos.

A Ambev está distribuindo álcool em gel grátis para a população? FAKE

A empresa anunciou que a mensagem dizendo “Ambev – retire seu álcool gel” é totalmente falsa. O link está circulando nas redes sociais e vem colocando dúvidas na cabeça dos brasileiros. A Ambev ainda alerta que a produção de álcool gel da empresa será destinada a hospitais públicos.

Vacina canina pode ser destinada ao novo coronavírus humano? FAKE

Existe um coronavírus que é conhecido há bastante tempo sim, mas nos cachorros, provocando um quadro gastrointestinal, principalmente diarreia e, algumas vezes, vômito. Embora pertença a mesma família do coronavírus, nada tem a ver com o vírus humano. Portanto, o vídeo em que um homem aparece “alertando” a população sobre o coronavírus ser um vírus antigo e que a vacina já existe a algum tempo não procede.

Fontes: G1 e Exame


[There are no radio stations in the database]