Banco do Brasil é o primeiro do país a integrar inteligência artificial em gerenciador de finanças pessoais
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 11/06/2025
O Banco do Brasil (BB) tornou-se a primeira instituição financeira do país a integrar inteligência artificial generativa ao seu gerenciador de finanças pessoais. A novidade está disponível na ferramenta Minhas Finanças Multibanco, que opera tanto no site quanto no aplicativo do banco.
Agora, os clientes contarão com dicas personalizadas baseadas no seu perfil financeiro, como sugestões de melhores condições para contratação de crédito e compartilhamento de dados via open finance para obter negociações mais vantajosas. A iniciativa visa não apenas facilitar o dia a dia dos clientes, mas também promover educação financeira, como determina uma resolução do Banco Central de 2023.
O banco também aponta que o uso da IA poderá aumentar a sustentabilidade financeira da instituição. Segundo o BB, ao seguir as orientações geradas pela IA, os clientes têm mais chances de contratarem linhas de crédito mais adequadas, o que contribui para reduzir perdas financeiras e elevar a satisfação e fidelização dos usuários.
Até o momento, o Minhas Finanças utilizava IA apenas para categorizar os lançamentos financeiros, como despesas com transporte, saúde e educação. Em 2024, a ferramenta já classificou mais de 15 bilhões de lançamentos, com 91% de precisão. Agora, a IA generativa passa a atuar também na sugestão de ações financeiras.
Gratuita e acessível a todos os clientes do banco, a plataforma já conta com mais de 460 milhões de acessos, somando 25 milhões de usuários únicos, sendo que mais de 7 milhões de pessoas físicas são auxiliadas mensalmente.
Entre as principais funcionalidades estão:
- Categorização automática de despesas e receitas
- Planejamento financeiro inteligente
- Extrato multibanco (com dados de várias instituições financeiras)
- Controle de entradas e saídas
- Agenda financeira personalizada
Desde a integração com o open finance, em 2022, a ferramenta já executou mais de 3 milhões de planejamentos financeiros, com valor planejado superior a R$ 22 bilhões, gerando economia de mais de R$ 7,5 bilhões para clientes pessoas físicas.
Fonte: Agência Brasil
*Matéria escrita com o auxílio de IA.