Saúde capacita 500 profissionais da região Sudoeste no cuidado e atenção à pessoa idosa
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 07/06/2024
Cerca de 500 pessoas de municípios que integram a 7ª Regional da Saúde, com sede em Pato Branco, e a 8ª RS, sediada em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, participaram nesta quarta e quinta-feira (5 e 6) de uma capacitação voltada para o cuidado e atenção às pessoas idosas (mais de 60 anos). Promovida pela Secretaria estadual da Saúde, a ação fez parte da série de iniciativas do Governo do Estado direcionadas a esta faixa etária da população, seguindo as políticas públicas para idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Realizado pela Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde, o encontro deu oportunidade às equipes locais de expandir e aprofundar o conhecimento dentro da linha de cuidado para este segmento. Os eventos aconteceram nos municípios-sede das regionais e integraram a série de iniciativas do Estado direcionadas a esta faixa etária da população.
Além da capacitação técnica, os profissionais participaram do Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa, realizado nos municípios de Chopinzinho (7ª RS) e Renascença (8ªRS), com a presença de aproximadamente 380 pessoas idosas.
O mutirão é uma das estratégias utilizadas no Paraná para identificar os riscos de saúde das pessoas com mais de 60 anos, capacitar as equipes de saúde e educar a população idosa da região sobre cuidados necessários à saúde e sobre seus direitos. Os profissionais de saúde colocaram em prática muitos dos conteúdos abordados durante o encontro, como, por exemplo, a estratificação de risco, que permite definir priorizações necessárias para o cuidado ideal.
Fonte: AEN-PR