Plantas ‘falam’? Estudo indica que elas emitem sons quando estão estressadas; entenda

Escrito por em 31/03/2023

Quando as plantas são submetidas a algum tipo de estresse, elas emitem sons em uma frequência que os humanos não conseguem ouvir, mas são semelhantes ao estouro de plástico-bolha.

Um estudo da Universidade de Tel Aviv estudou os sons de plantas de tomate e tabaco “estressadas” por falta de água ou porque tiveram o caule cortado.

Os pesquisadores usaram microfones para gravar plantas de tomate e tabaco saudáveis e submetidas a algum estresse, primeiro em uma câmara acústica à prova de som e depois em uma estufa mais barulhenta.

Depois de registrar as plantas, eles treinaram um algoritmo de aprendizado de máquina para diferenciar as plantas estressadas das não estressadas, bem como as que estavam sem água das que tiveram o caule cortado.

A equipe descobriu que as plantas estressadas emitem mais sons do que as não estressadas, que se assemelham a “estalos ou cliques”. Uma única planta estressada emite entre 30 e 50 desses cliques por hora, enquanto as saudáveis emitem menos sons.

Os tipos de sons emitidos variam dependendo da causa do estresse, e o algoritmo foi capaz de diferenciar entre desidratação e por corte, além de discernir se os sons vinham de uma planta de tomate ou tabaco.

As plantas estressadas pela falta de água emitem sons antes de ficarem visivelmente desidratadas e a frequência atinge seu máximo após cinco dias sem ser regada. Após esse prazo, passa a diminuir e a planta acaba secando completamente.

A frequência desses sons é muito alta para ser captada pelo ouvido humano, mas não por animais e plantas. “Então, há uma chance de haver uma interação acústica”, disse o coordenador do estudo.

Embora vibrações ultrassônicas já tenham sido registradas em plantas, esta é a primeira evidência de que elas são transmitidas pelo ar. As plantas interagem com insetos e outros animais, muitos dos quais usam o som para se comunicar. “Então seria altamente inadequado para as plantas não usarem som algum”, observa o cientista.

O mecanismo exato desses ruídos não é claro, mas os pesquisadores sugerem que pode ser devido à formação e quebra de bolhas de ar no sistema vascular da planta, um processo chamado cavitação. Também não se sabe se elas fazem esses sons para se comunicar com outros organismos

Fonte: Estadão

Marcado como

[There are no radio stations in the database]