Vendas de carros à combustão têm data para acabar na Europa
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 20/02/2023
Com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções, o Parlamento Europeu definiu que será proibida a venda de carros e caminhonetes novos com motores à combustão nos países do bloco a partir de 2035. A medida também vale para veículos de propulsão híbrida.
Além disso, as montadoras terão de reduzir em 55% os índices de emissão de gases até 2030, no comparativo com 2021. A ideia é atingir a neutralidade até 2050.
Usados estão “salvos”
A proibição não atinge os veículos usados. O Parlamento Europeu seguirá avaliando o ciclo de vida dos carros, mas, até o momento, não estabeleceu uma data que proíba carros usados movidos à gasolina ou a diesel de seguir nas ruas.
Marcas premium terão mais tempo
A proibição da venda de carros à combustão não atingirá todas as montadoras de uma só vez. Segundo o texto aprovado pelo Parlamento Europeu, montadoras com produção inferior a 10 mil carros ou 22 mil caminhonetes novas por ano fiscal terão um ano a mais para se adaptarem às mudanças. Isso beneficiará especialmente marcas premium de superesportivos, como Ferrari, Aston Martin e Lamborghini.
Fonte: Canaltech