Drones para pulverização de lavouras já são utilizados em Dois Vizinhos

Escrito por em 05/01/2023

A família Tives, de Dois Vizinhos, está apostando na tecnologia para serviços na sua propriedade e para terceiros. “Tínhamos dificuldade para a pulverização do fungicida para o controle da cigarrinha no milho e buscamos o drone para fazer o trabalho na nossa lavoura. Hoje, o esmagamento e a compactação do solo são problemas da utilização dos tratores. Eu sou pequeno produtor e nosso objetivo é atender os pequenos. Muitos não têm trator, pulverizador, e, com o drone, a gente pode terceirizar isso”, explica Giovani Palma Tives, proprietário do equipamento.

O modelo de drone adquirido pela família leva até 30 litros de produto e conta com uma bateria de 10 quilos.

“Hoje, conseguimos fazer uma partícula de pulverização de até 180 micras e isso é muito pequeno, conseguindo colocar 25 a 30 gotas por centímetro quadrado de folha. A cobertura é muito maior em termos de gotas e partículas do que uma pulverização por centímetro de água, que é o meio que leva o produto até a planta com o trator. Com o drone, você atinge mais, com menos quantidade de água”, explica Sérgio Leão, piloto de drones agrícolas desde 2017.

Custo

Para contratar o trabalho, o custo, de acordo com Giovani, é pago pelo prejuízo que pode ser causado pelos tratores. “Minha lavoura, no ano passado, deu 202 sacas de soja por alqueire. Vamos utilizar 200 sacas para a conta. Como a Embrapa diz que esmaga 6,5%, mas na ladeira esmaga um pouco mais, vamos pegar 6% de 200 sacas vezes o valor dos contratos, que estão na faixa de R$ 180, já vai dar R$ 2 mil de perda. Nosso trabalho é mais barato que isso”.

Fonte: Jornal de Beltrão

Marcado como

[There are no radio stations in the database]