Sistema Regional de Educação reúne dez municípios
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 16/11/2021
Nesta quarta-feira (17), professores das redes municipais de ensino do Sudoeste poderão acompanhar uma palestra online com Débora Garofalo, coordenadora da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, vencedora na temática Especial Inovação na Educação, no Prêmio Professores do Brasil, e uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação. Ela abordará o tema “Educação 5.0 – Novos Caminhos para Inovar”. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link .
Essa é a primeira ação do Sistema Regional de Educação (SRE), iniciativa pioneira no estado que tem a ambição de transformar o setor educacional da região, partindo do Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto anos) das redes municipais. Antes de promover o primeiro evento, a equipe do Sebrae/PR apresentou a proposta de trabalho e coordenou a capacitação dos secretários ou membros das secretarias de Educação. Inicialmente, 11 municípios integram o SRE – Barracão, Bom Sucesso do Sul, Coronel Vivida, Coronel Domingos Soares, Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco, Planalto, São João e Sulina.
A governança do SRE definiu os quatro eixos de trabalho, e os respectivos planejamentos, nas seguintes áreas: inovação; educação empreendedora; desenvolvimento profissional; e gestão e estratégia.
Claudineia Cabral, consultora do Sebrae/PR, explica que a intenção é criar um ambiente favorável para discutir vários aspectos importantes da Educação no Sudoeste. “O Sebrae quer contribuir com os municípios, formando o grupo, por acreditar na importância da Educação para formar cidadãos. Vai muito além do programa que já temos, de incentivo à cultura empreendedora. Queremos ser parceiros na busca por soluções e capacitações para o nosso setor educacional”, detalha.
Margarete Cândido Dal Molin, secretária municipal de Educação de Ampére, é a presidente do Sistema Regional de Educação. Ela observa que o processo está no início, mas elogia a ideia de reunir representantes dos municípios, por livre vontade, para promover mudanças no ensino. “As ações que serão desenvolvidas em cada município poderão refletir no desenvolvimento de toda a região. Queremos transformar a Educação através de ações que potencializem os recursos que temos e, por meio do conhecimento, incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional, desde a Educação básica”, adianta.
Angela Momo, secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto de Coronel Vivida, espera que o SRE possa mobilizar número ainda maior de municípios do Sudoeste, com aspirações compartilhadas. “Um dos objetivos é contribuir para a formação de líderes que possam desenvolver estratégias para enfrentar os problemas do ecossistema educacional. Além disso, os gestores das secretarias poderão trabalhar de forma conjunta para promover inovação e valorizar os profissionais da área”, comenta Angela, acrescentando que o SRE tem potencial para ser referência no País.
Objetivos
A estratégia para 2022 já está traçada. Entre as ações, está a criação de uma marca do Sistema Regional de Educação e a intenção de firmar parcerias com entidades e empresas para melhorar a estrutura das escolas. Aumentar o envolvimento da comunidade escolar também é uma das metas, assim como capacitar professores para a gestão escolar e promover visitas técnicas a polos educacionais de outras partes do Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR