Segunda versão de Duna, famoso livro de ficção, estreia nos EUA em outubro
Escrito por Editor Máxima FM 90,9 em 22/07/2021
Duna é um livro de 1965 com mais de 22 milhões de cópias vendidas.
A narrativa é protagonizada por Paul Atreides, em um cenário futurístico. A jornada aborda um ambiente mais humanista do que tecnológico. Nessa distopia, a raça humana teme o desenvolvimento de máquinas e foca em abordar temas como imperialismo, fanatismo religioso e ecologia.
O autor do livro, Frank Herbert, foi o precursor de diversas características presentes em obras de ficção científica moderna, eternizado pelo modo como narrou os acontecimentos de Duna e utilizou o ambiente para adaptar o modo de sobrevivência.
Herbert inspirou diversos outros autores com seu método, tal como J.R.R Tolkien em O Senhor dos Anéis e The Martian, de Andy Weir (adaptado para o cinema como Perdido em Marte).
Duna também serviu de base e inspiração para o atemporal Star Wars, popularizado nos cinemas em 1970. Ambas as obras têm semelhanças na motivação do protagonista e a forma como flertam com a fantasia.
Mesmo com tamanha bagagem literária, a primeira aparição de Duna nos cinemas decepcionou os fãs. Lançado em 1984, o filme foi criticado pelo visual estranho, narrativa confusa e exposição apressada do universo.
A segunda chance para Duna se apresentar nas telonas está nas mãos do cineasta Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), um fã da obra original que, ao lado da Warner, tem o trabalho de levar ao cinema a rica e complexa trama do livro.
O filme será dividido em duas partes.
Confira o trailer divulgado pela Warner Bros
A estreia nos Estados Unidos é em 22 de outubro. Não há previsão para o lançamento no Brasil.