Mercado de bebidas emprega 5 mil pessoas no estado

Escrito por em 21/07/2021

A água mineral Ouro Fino é envasada desde 1898. A fonte fica no município de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, e foi com a aquisição da área pela família Mocellin, na década de 1930, que a água pura da marca começou a chegar à mesa dos paranaenses.

De acordo com dados da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), há no território paranaense 203 fabricantes de bebidas, sendo 142 de bebidas alcoólicas e 61 de não alcoólicas. Juntas, geram cerca de 5 mil empregos diretos.

Uma das expoentes é a Ouro Fino. Marcelo Henrique Marques, CEO da empresa, se orgulha em contar que a água que sai da fonte hoje tem as mesmas propriedades daquela extraída há mais de um século.

“Temos uma estância hidromineral com mais de 6 milhões de metros quadrados de área verde. Isso é um dos componentes importantes para nossa sustentabilidade no longo prazo. Desafio quem, no Brasil, tem no mesmo lugar todos os pilares que nós temos: área protegida que garante a riqueza das fontes e água mineral pura, sem contaminantes biológicos”, afirma.

Com 120 anos de história, a Ouro Fino continua sendo uma empresa familiar. Atualmente, a terceira geração da família está no comando dos negócios. Eles empregam cerca de 250 funcionários e geram aproximadamente 2.500 empregos indiretos.

O negócio principal é a comercialização de águas, nos mais diferentes formatos e tamanhos de embalagens. A empresa é líder absoluta no mercado de águas no estado e figura entre as dez maiores de água mineral do Brasil.

A empresa também produz as chamadas águas funcionais (com sabores e ricas em algumas vitaminas e colágeno), além de uma linha de energéticos comercializada com a marca Insano.

A estância onde a Ouro Fino está instalada também é aberta à visitação pública. Pagando uma pequena taxa de entrada é possível percorrer as diferentes trilhas do local, sempre apreciando a natureza preservada e exuberante. Há piscinas de água mineral que podem ser usadas pelos visitantes, além de churrasqueiras. Até o início da pandemia, a estância recebia, anualmente, cerca de 60 mil pessoas. Hoje, o espaço continua aberto à visitação, mas com restrições.

Com 120 anos de história, a Ouro Fino continua sendo uma empresa familiar – Foto: José Fernando Ogura/AEN

CERVEJAS – Em 2013, três amigos que gostavam de fazer cerveja em casa como hobby decidiram deixar de lado seus empregos e transformar a paixão por cerveja em um negócio. Assim nasceu a We Are Bastards, uma marca artesanal que produzia, até antes da pandemia, cerca de 60 mil litros por mês.

Richard Buschmann, um dos três sócios da cervejaria, conta que a empresa foi crescendo organicamente com o passar dos anos. “Começamos com uma fábrica em Pinhais. Depois abrimos um bar e agora temos esta unidade, que reúne a fábrica e um bar, tudo no mesmo lugar”, explica.

A unidade que reúne os dois foi inaugurada nos últimos dias e busca trazer para a capital paranaense uma nova experiência de consumo de cerveja. Aberta do café da manhã à noite, o bar-conceito permite apreciar também o processo de fabricação.

Ao todo, eles empregam cerca de 70 pessoas e a meta é expandir ainda mais os negócios. De acordo com Buschmann, são produzidos em torno de 30 rótulos de cervejas na fábrica, incluindo as sazonais e colaborativas.

A qualidade do produto feito pela marca já recebeu diversos prêmios, nacionais e internacionais, como a medalha de bronze com a cerveja Mark The Shadow, no renomado festival Brussels Beer Challenge, na Bélgica, e a medalha de ouro com a cerveja Jean Le Blanc no Festival Brasileiro de Cerveja de Blumenau, o mais importante prêmio nacional do setor.

O Paraná é o quinto estado com mais cervejarias no território nacional, ficando atrás de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. São 146 registros de estabelecimentos desta natureza. No comparativo entre 2019 e 2020, o estado apresentou alta de 30,4% na abertura de novos negócios desse tipo.

O Paraná é o quinto estado com mais cervejarias no território nacional – Foto: Ari Dias/AEN

TRADIÇÃO – Quando Ezígio Cini chegou ao Paraná e estabeleceu família na Colônia Cecília, em Palmeira, a produção de bebida era apenas para consumo próprio. Eles faziam a gengibirra, bebida a base de gengibre, muito apreciada pelos italianos e seus descendentes. Em 1904, mudaram para São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e lá começaram uma fábrica de licores e cervejas.

Com a guerra e a dificuldade de conseguir insumos, a Cini passou a investir no mercado de bebidas gaseificadas e os tradicionais refrigerantes da marca entraram no mercado paranaense. No final da década de 1920, a empresa se estabeleceu em Curitiba e na capital ficou até 2006, quando retornou a São José dos Pinhais, numa unidade fabril bem maior.

Hoje, na terceira geração à frente dos negócios, a Cini emprega cerca de 300 funcionários e produz uma extensa gama de produtos, entre sucos, chás, energéticos, água e bebidas gaseificadas.

Os produtos estão presentes no Paraná e algumas regiões de Santa Catarina e São Paulo. Mas, o forte mesmo da empresa é o mercado curitibano e arredores, onde a marca apresenta-se como vice-líder entre os refrigerantes, perdendo apenas para uma marca internacional.

Fonte: Assessoria de comunicação


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