Motoristas de categorias C, D e E que não fizerem exame toxicológico serão multados

Escrito por em 05/07/2021

Motoristas profissionais que têm habilitação das categorias C, D e E precisarão ficar atentos: a fiscalização do Exame Toxicológico com vencimento entre março e junho deste ano já está valendo. Desde sexta-feira (02), agentes do Detran e da Polícia Rodoviária Federal estão de olho nos condutores para fiscalizar se os documentos estão em dia. O especialista em Transporte e Mobilidade, Jayme Amorim, acredita que a determinação é importante, tanto para motoristas quanto para pedestres. “A legislação de trânsito brasileira assegura, a todo usuário da via pública, o direito a um trânsito seguro. Esse, então, foi o objetivo buscado por um dos artigos do CTB, que determinou que condutores habilitados nas categorias C, D e E sejam submetidos a exame toxicológico, tanto no momento da obtenção da CNH, quanto na hora da renovação da carteira”, ressalta.

De acordo com a nova Lei de Trânsito, que entrou em vigor no dia 12 de abril, os motoristas que têm CNH nessas categorias e idade inferior a 70 anos devem realizar o exame toxicológico a cada 2 anos e meio. A exigência é porque muitos condutores usam alguns entorpecentes para se manterem acordados em grandes viagens e acabam colocando a vida de muita gente em perigo.

Em todo o país, são quase 5 milhões de condutores habilitados nas categorias C, D e E. De acordo com a Associação Brasileira de Toxicologia, cerca de 190 mil motoristas apresentaram testes positivos para o consumo de drogas entre maio de 2016 e junho de 2021. A maioria deles dirige nas rodovias dos estados de Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

Quem for flagrado com o exame vencido ou quem não fez o exame vai pagar multa de R$ 1.467, será punido com 7 pontos na Carteira de Habilitação e perderá o direito de dirigir por três meses. 


[There are no radio stations in the database]