Tiago Splitter faz história e será o primeiro técnico brasileiro da NBA

Escrito por em 24/10/2025

Em meio a um dia conturbado para a NBA, o basquete brasileiro ganhou um grande motivo para comemorar: Tiago Splitter foi anunciado como o novo técnico do Portland Trail Blazers, tornando-se o primeiro brasileiro da história a comandar uma equipe da liga norte-americana.

A informação foi divulgada pelo jornalista Shams Charania, da ESPN dos Estados Unidos, após a prisão do técnico Chauncey Billups por envolvimento em um escândalo de fraude esportiva.

Aos 40 anos, o catarinense, que encerrou a carreira como jogador em 2017, já fazia parte da comissão técnica do Portland desde a última intertemporada. Apesar de outro assistente, Nate Bjorkgren, ter sido cogitado para o cargo, a diretoria optou por promover o brasileiro ao posto principal.

Splitter traz um currículo sólido: trabalhou como assistente técnico no Brooklyn Nets e no Houston Rockets entre 2019 e 2024, além de comandar o Paris Basketball, com o qual conquistou a Liga e a Copa da França e levou o time aos playoffs da Euroliga.

Pela Seleção Brasileira, Tiago dirigiu o time sub-23 em 2022 e fez parte da comissão técnica de Aleksandar Petrovic nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Como jogador, ele também já havia feito história — em 2014, foi o primeiro brasileiro campeão da NBA, atuando pelo San Antonio Spurs. Agora, amplia o feito no banco de reservas, quebrando mais uma barreira para o basquete nacional.

Fonte: Portal Leo Dias


[There are no radio stations in the database]