Ministério anuncia que o CPF será novo número do Cartão do SUS
Escrito por maxima fm em 17/09/2025
O CPF passa a ser o novo número de identificação do Cartão Nacional de Saúde (CNS). A medida foi anunciada nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde.
A partir de agora, os cidadãos contarão com um novo cartão que exibirá nome, CPF, sexo e data de nascimento, em substituição ao número antigo.
Segundo a pasta, a unificação tem como objetivo garantir uma identidade digital única, melhorar a integração entre sistemas de saúde, aumentar a segurança dos dados e combater fraudes e duplicidades.
Na prática, a mudança facilitará a vida da população. Por exemplo, uma mãe poderá levar apenas o CPF do filho para vaciná-lo, acessando todo o histórico de imunizações diretamente no celular pela Caderneta Digital da Criança.
O uso do CPF também permitirá consultar informações como o histórico de vacinação e os medicamentos obtidos pelo Programa Farmácia Popular por meio do aplicativo Meu SUS Digital.
Para atender casos emergenciais, estrangeiros, indígenas e ribeirinhos, será criado um cadastro temporário sem CPF, válido por até 1 ano.
Não haverá necessidade de impressão do documento, já que o cartão estará disponível em formato digital. A previsão é que 111 milhões de cadastros antigos sejam inativados até abril de 2026. Desde julho, 54 milhões de registros sem CPF já foram suspensos.
Fonte: Radioagência