Copel alerta para riscos de acidentes com a rede elétrica durante colheita do pinhão
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 15/05/2025
Copel alerta para riscos de acidentes com a rede elétrica durante colheita do pinhão
Em plena temporada do pinhão, a Copel emitiu um alerta importante sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica durante a colheita das pinhas, especialmente em áreas onde as araucárias estão localizadas próximas aos fios de alta tensão.
O Paraná é o maior produtor nacional de pinhão, com destaque para as regiões Centro-Sul do Estado. No entanto, a altura das araucárias, que pode chegar a 50 metros, e o uso de varas ou escaladas representam riscos elevados, principalmente quando há redes elétricas próximas.
“É uma atividade que se torna extremamente perigosa nas proximidades da rede elétrica. O risco de choque elétrico e acidentes fatais é real e precisa ser evitado”, alerta Gilberto Conti, gerente do Departamento de Operações de Campo da Copel.
A Copel orienta que, em hipótese alguma, deve-se tentar colher pinhão de árvores próximas à rede elétrica, nem mesmo com o uso de ferramentas ou escaladas. Caso a árvore esteja muito próxima à fiação, o ideal é esperar a queda natural das pinhas ao solo.
Para situações de risco ou emergência envolvendo energia elétrica, a Copel disponibiliza o telefone 0800 51 00 116 — basta teclar 1 para registrar uma ocorrência de risco à vida ou acidentes.
Cuidados básicos indicados pela Copel:
- Avaliar sempre a proximidade da rede elétrica antes da colheita
- Nunca usar varas ou objetos próximos aos fios ou postes
- Evitar escalar árvores próximas à rede
- Dar preferência à colheita natural diretamente do chão
A Copel reforça que a segurança vem em primeiro lugar, e orienta a população a não se arriscar durante o período de colheita do pinhão.
Fonte: AEN-PR