Francisco Beltrão registra aumento nos atendimentos para pessoas em situação de rua

Escrito por em 14/05/2024

Uma realidade dentro da nossa realidade. A população de pessoas em situação de rua tem crescido por todo o país e atinge números significativos.

A Assistência Social de Francisco Beltrão conta com atendimentos especializado para pessoas em situação de rua, junto a Casa de Passagem, onde em 2023 foram atendidas 1.068 pessoas, com um expressivo aumento em 2024 a média de atendimento tem sido 100 ao mês, é o que aponta o coordenador da Casa, Sérgio Kupkowski.

Atendimento

São vários fatores que podem levar as pessoas a morar nas ruas como: ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, alcoolismo e uso de drogas.

Em Francisco Beltrão, a maior demanda das pessoas que permanecem em situação de rua está relacionada principalmente a dependência química: álcool e outras drogas, seguido pelos casos de imigrantes especialmente venezuelanos, haitianos, argentinos e paraguaios que vem para o nosso país em busca de melhores condições de vida.

E ainda, os encaminhados pelo complexo social da penitenciária de Francisco Beltrão, para serem encaminhados para outras regiões.

Serviços

Na Casa de Passagem é realizada uma acolhida e disponibilizados os atendimentos psicossociais, e tendo em vista que o acesso ao serviço ocorre através de demanda espontânea, a permanência deles é determinada pela própria vontade. O serviço conta com articulação e encaminhamento para as demais políticas públicas.

Mesmo com apoio, muitos preferem ficar na rua.

Fonte: RBJ


[There are no radio stations in the database]