Prefeitura inicia serviços para a construção do Centro Especializado em Reabilitação
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 19/04/2024
Os serviços de terraplanagem na fase de preparação do terreno para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), tipo IV, foram iniciados. Esta etapa não está incluída na licitação que compete à administração municipal.
O bairro Fraron receberá a unidade que será erguida a partir de investimentos provenientes do Governo federal, da ordem de R$ 6.732.137,78. A viabilização do valor foi possível por intermédio da deputada federal Leandre Dal Ponte, atualmente responsável pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
“Com muita alegria iniciamos os serviços para a construção do Centro Especializado em Reabilitação. Um espaço que atenderá pessoas de muitos municípios, com acolhimento e muita qualidade. A saúde de Pato Branco se fortalece cada vez mais como referência em todas as especialidades e agora na reabilitação de pessoas com deficiência”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
A nova unidade funcionará como um centro de atendimento ambulatorial especializado em reabilitação, fornecendo serviços que abrangem diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e tratamento especializado para pessoas com deficiência. “Dezenas de municípios da região serão beneficiados, transformando o tratamento e possibilitando uma evolução positiva para as pessoas com deficiência”, acrescentou o prefeito.
O Brasil conta com quatro tipos de centros de reabilitação, de acordo com informações do Ministério da Saúde, cada um especializado em modalidades específicas. Em Pato Branco, a unidade do tipo IV oferece serviços de reabilitação nas áreas auditiva, física, intelectual e visual.
O CER IV é um ponto de referência para atendimento ambulatorial, realizando diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva. Conta com consultórios, salas para atendimento individual e em grupo, salas de exames, fisioterapia, terapia, espaço administrativo e recepção, além de banheiros, áreas de convivência e outros espaços projetados para oferecer os cuidados necessários às pessoas com deficiência.
Fonte: Diário do Sudoeste