Pato Branco e mais 19 cidades do Paraná devem receber unidades do IFPR
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 27/02/2024
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) afirmou que o plano nacional de expansão da educação profissional e tecnológica prevê a implantação de novas unidades do IFPR (institutos federais de educação) em mais 20 cidades do Paraná: Pato Branco, Cianorte, Guaíra, Maringá, Loanda, Pinhão, Siqueira Campos, Prudentópolis, Sarandi, Cantagalo, Marmeleiro, Alvorada do Sul, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Cornélio Procópiio, São Mateus do Sul, Faxinal, Castro, Rio Negro e São José dos Pinhais.
“Estão avançando as minhas articulações políticas, as nossas conversas, seja com o presidente Lula, com o ministro da Educação, Camilo Santana, com o secretário nacional de ensino tecnológico Getúlio Marques, no sentido de o Paraná ser bastante lembrado, bastante contemplado nessa expansão formidável, fantástica, fabulosa, que haverá dos institutos federais” disse o deputado que é o único paranaense membro da Comissão de Educação na Câmara por quatro mandatos consecutivos.
O Governo Federal quer 100 campus em todo Brasil. A proposta do Ministério da Educação é mais ousada e prevê a criação de 300 institutos até o final de 2026. No caso do Paraná, foram protocolados junto ao MEC os pedidos de instalação de unidades em mais 20 cidades. Atualmente, o estado conta com 20 campus do Instituto Federal do Paraná que atendem 29 cidades, com mais de 29 mil estudantes matriculados em 310 cursos.
A professora Diuliana Baratto, presidente da APP Sindicato, comentou que a possibilidade da vinda do IFPR para Pato Branco será uma grande conquista para a comunidade, porque dá oportunidade de formação profissional e mercado de trabalho principalmente para os jovens da cidade e região que sofrem pela ausência de cursos técnicos de formação e qualificação profissional e inexistência de cursos de ensino médio técnico integrado em número suficiente na cidade aptos ao atendimento da alta demanda local.
“O IFPR trará um grande desenvolvimento educacional para a cidade e região, além da oportunidade da formação profissional proporcionará inúmeros benefícios culturais, sociais e econômicos para a nossa cidade”, disse.
Zeca Dirceu ainda afirmou se compromisso com o Prefeito Robson Cantu, com seus apoiadores locais como Assis Anhaia e disse que tem colocado a região sudoeste como prioridade. “Além do trabalhador para implementação de novos campi, pedimos a mudança da tipologia do campus de Palmas, que já é um campus hoje muito grande, um dos maiores do Paraná. É necessário essa troca de tipologia para que possa ter mais professores, mais investimento, mais estrutura, para fazer ainda a pesquisa, o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da inovação, para fazer os cursos de ensino técnico, profissionalizante, superior, funcionarem na sua plenitude, e agora, a instalação de novos campi, como Pato Branco e Marmeleiro”, explicou.
Fonte: Diário do Sudoeste