30% da área de cultivo de soja já foi colhida
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 12/02/2024
A colheita da soja da primeira safra 2023/2024 na região de Beltrão-Dois Vizinhos está avançada. Dos 308 mil hectares cultivados nesta safra, pelo menos 30% já foram colhidos. Essas lavouras foram plantadas até 15 de setembro.
A produtividade está variando bastante. Conforme Antoninho Fontanella, do Departamento de Economia Rural do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Beltrão, tem produtor colhendo 70 sacas por alqueires e outros até 180 sacas/ha.
Na média, no entanto, a produtividade tem se situado entre 100 a 120 sacas por alqueire nestas lavouras.
A qualidade dos grãos está variando, segundo Antoninho. “Tem lavouras ruins, mas também de média pra boa”, diz o técnico.
Estas lavouras plantadas em setembro – mais cedo – já tinham germinado e estavam em desenvolvimento quando pegaram as chuvas de outubro e novembro.
Para as demais lavouras que serão colhidas na sequência, a perspectiva é que produtividade e produção sejam menores. Essas lavouras plantadas mais tarde pegaram bastante períodos de chuva e depois dias de sol forte e altas temperaturas.
A estimativa inicial do Deral-Seab para a região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos era de produção de 1,2 milhão de toneladas. Os técnicos do Deral/Seab ainda não têm estimativas de quebra da safra, mas já sabem que a produção não vai atingir a previsão inicial.
Ainda mais que não há perspectivas de boas chuvas para os próximos oito a dez dias. Outro problema enfrentado pelas lavouras foi o ataque da ferrugem asiática. Neste ano, a doença chegou mais cedo e se expandiu com maior rapidez. O produtor se obrigou a fazer mais tratamentos com os produtos químicos.
Fonte: Jornal de Beltrão