Dois Vizinhos chega a 119 casos de dengue
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 24/01/2024
Uma reunião de emergência aconteceu, na tarde de sexta-feira, 19, no gabinete do prefeito Carlinhos Turatto (PP) para tratar dos problemas da dengue no município. Apenas nas três primeiras semanas de 2024 foram confirmados 119 casos da doença (entre 157 notificações). O cenário preocupa as autoridades, por isso, a chefe da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Nádia Zanella, participou da conversa e auxiliou na elaboração de ações para tentar conter a proliferação da doença.
“Nosso intuito foi estar aqui para traçarmos estratégias conjuntas de enfrentamento e combate à dengue. Nas últimas semanas, temos observado o aumento no número de casos confirmados e precisamos nos antecipar antes que a situação se torne um problema maior e possa sobrecarregar as portas de entrada dos serviços de saúde, comprometendo, muitas vezes, os outros atendimentos como as cirurgias eletivas”, destacou Nádia.
Hoje tem mutirão de limpeza em dois bairros da cidade
A situação mais complexa está nos bairros Vitória e São Francisco de Assis que terão um mutirão de limpeza hoje, 23, intitulado como ‘Dia D de combate à dengue’.
“Tivemos uma crescente muito alta nesses dois bairros que, no ano passado, não tínhamos tantos casos. Está bem preocupante e não queremos que isso se agrave. A 8ª Regional esteve aqui para que a gente retome a ação de limpeza. Já fizemos arrastão lá, os bloqueios, o fumacê e vamos refazer a ação para tentar diminuir novamente os casos. Vale lembrar que temos uma lei municipal que nos dá respaldo para entrar nas residências onde as pessoas não querem deixar”, avisou a secretária municipal Claudete Meurer (Saúde).
Perto de uma pandemia
Centenas de pessoas, incluindo agentes de combate a endemias e soldados da Polícia Militar participarão do ‘Dia D’. A iniciativa visa evitar que o surto de dengue em Dois Vizinhos se torne uma pandemia – isso acontece quando o município ultrapassar os 135 casos.
“É importante orientar a população e solicitar o apoio no sentido de que o mutirão de limpeza não é pra remover o inservível, o móvel velho que eu preciso dar um descarte. O intuito é remover tudo o que está a céu aberto, recebe água de chuva e pode depositar essa água, fica com água parada e pode ser foco de proliferação do mosquito. Por isso, precisamos olhar com carinho os quintais das casas, tudo o que tenho e pode acumular e depositar água. Precisamos do apoio dos duovizinhenses que observem se tem água parada na sua área, seja um prato de vaso de flor, um ralo externo, caixa d’água, cisternas, piscinas, tampa de garrafa pet, porque isso é o que acabamos pegando através dos agentes de endemias e é o que prolifera o mosquito. O município está organizando sua estrutura, envolvendo todas as secretarias, num grande mutirão que começa nos bairros com maior incidência para removermos os pontos de proliferação”, completa Nádia.
Na região mais de 400 casos confirmados
A 8ª Regional de Saúde atende 27 municípios, sendo que cinco estão em situação crítica. “Já são mais de 400 casos confirmados somente em 2024, sendo que estamos apenas na terceira semana e a nossa preocupação é atuar com antecedência para que isso não se agrave e tenhamos um aumento expressivo num curto espaço de tempo porque temos o vetor e casos e precisamos remover os criadouros. Essa mobilização vai acontecer também nos outros municípios para diminuir os números de casos”, concluiu Nádia.
Fonte: Jornal de Beltrão