Mausoléu de Pelé, em Santos, é aberto ao público
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 15/05/2023
O mausoléu onde está sepultado Pelé, em Santos, foi aberto ao público nesta segunda-feira. O corpo do Rei do Futebol está enterrado no cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica. Para conhecer o Mausoléu, é necessário se cadastrar gratuitamente no site do Memorial.
Cerca de 30 membros da Torcida Jovem do Santos estiveram no local nesta segunda-feira e mais uma vez prestaram homenagem ao Rei do Futebol. Os torcedores cantaram o hino do clube e se emocionaram.
Mausoléu foi ideia do proprietário do cemitério
Pelé havia adquirido um espaço no nono andar do cemitério vertical, em 2003, em homenagem ao pai, Dondinho, que usava a camisa nove como jogador de futebol. O lóculo de Pelé tinha vista para a Vila Belmiro. O estádio fica a 850 metros do local.
No entanto, a família e o cemitério fizeram um acordo para que o Rei fosse sepultado no mausoléu por uma questão de logística para o acesso do público.
Projetado pelo proprietário da Memorial, o espaço possui 200m² e conta com duas estátuas de tamanho real de Pelé, feitas de latão. Nas paredes, um grande papel simula a torcida do Santos e o piso é coberto com grama sintética. O túmulo é revestido por placas de alumínio dourado e possui quatro painéis, dois com gols de Pelé e os outros dois, com a comemoração com o tradicional soco no ar. Nos quatros cantos do túmulo, há cantoneiras em formatos da Taça Jules Rimet, uma camisa com o número 10 e uma coroa. O Mausoléu também conta com o céu azulado acima do túmulo de Pelé e as camisas da seleção brasileira e do Santos.
Os visitantes também possuem acesso ao Mercedes Benz S-280, dado para Pelé pela montadora, em 1974, em comemoração ao milésimo gol do jogador. O carro está exposto no Museu de Veículos do cemitério.
Fonte: ge