Audiência pública discute estrutura física e de pessoal no campus do IFPR
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 31/03/2023
Atendendo determinação do Ministério da Educação e com o objetivo de ouvir a comunidade, para elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Coronel Vivida realizou, nesta quinta-feira (30), uma audiência pública.
Dezenas de pessoas, entre estudantes, pais, servidores, comissão eleitoral da Reitoria do IFPR, prefeito, vereadores e representantes da comunidade, participaram da produção do documento, que servirá como guia do IFPR em relação a missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas para os próximos cinco anos.
Conforme o diretor do campus, Paulo Fortes Junior, vários foram os pontos tratados na audiência. Um deles foi a infraestrutura da unidade. “Há muitas carências ainda, como uma área de refeitório; também a quadra esportiva, que precisa de vestiários; e a ampliação da parte de atendimento aos alunos”, observa.
Outro ponto que o diretor ressaltou foi referente à alimentação escolar. “Temos um programa de alimentação escolar, que não contempla a totalidade dos dias letivos. E isso é necessário, que possamos oferecer alimentação todos os dias aos alunos”.
Além disso, de acordo com o diretor, foi tratado sobre a tipologia do campus. “Hoje somos um ‘Campus avançado 23’, ou seja, somos 20 professores e 13 técnicos administrativos. Esse quadro de 13 técnicos ainda não está completo; temos a necessidade de receber mais três. E essa equipe é fundamental para o andamento da instituição. Então, há uma sobrecarga de trabalho em relação aos técnicos. Assim, mudando a tipologia, passaríamos a ser um ‘Campus 4026’, podendo chegar a 40 professores e 26 técnicos, o que aumentaria a nossa capacidade de atendimento à comunidade. Estamos na luta para conseguir isso. Houve um comprometimento da Reitoria, com essa batalha nossa”.
Fortes Junior observa, ainda, que, embora a audiência já tenha ocorrido, a comunidade pode continuar colaborando na elaboração do PDI até 10 de abril, por meio do formulário .
Fonte: Portal Vividense