Casa de Apoio Gama prepara ações para o Outubro Rosa
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 19/08/2022
Com o mês de outubro se aproximando, as ações relacionadas à campanha Outubro Rosa já estão sendo programadas e intensificadas, devido ao aumento crescente de novos casos de câncer após os dois primeiros anos de pandemia. Levantamento do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, aponta crescimento de 30% nos casos de câncer no estado.
De acordo com a pesquisa, os cânceres de mama, pele e intestino são os que chegam em estágios mais graves da doença, porém, o crescimento dos casos é referente a todos os tipos de tumores.
A presidente da Casa de Apoio Gama, Cleusa Chiochetta, atribui o aumento de casos, acima da média esperada, à pandemia da Covid-19. Segundo Cleusa, anualmente há uma média de 66 mil novos casos de câncer e, neste ano, a previsão é que esse número aumente 30%. “Este ano, queremos trabalhar também o mês de novembro, chegar a esses homens também, porque normalmente quando eles chegam ao Gama, o diagnóstico deles é mais tardio e já apresentam saúde bem debilitada”, afirma.
Com o tema “Quem ama, cuida”, os modelos de camisetas comercializados pelo Gama durante a campanha serão um pouco diferentes dos outros modelos conhecidos pela população. Esse ano, a camiseta terá estilo mais esportivo e duas cores: rosa e azul. O modelo, de acordo com Cleusa, foi pensado para o uso durante a campanha Novembro Azul.
A campanha terá início no dia 1° de outubro, com a realização de uma missa na Paróquia São Pedro Apóstolos e, no dia 7, haverá a abertura oficial do Outubro Rosa, no Largo da Liberdade. O Dia D está programado para o dia 22 de outubro, na Praça Presidente Vargas, onde ocorrerão ações de prevenção, uma caminhada e a doação do Rotary Club Pato Branco Sul de 20 cadeiras de roda para o Gama.
Fonte: Diário do Sudoeste