Delegado de Marmeleiro ganha prêmios nacionais por implantar Delegacia Amiga da Criança

Escrito por em 27/06/2022

O município de Marmeleiro vem se destacando em nível nacional pelo atendimento humanizado para crianças e adolescentes com a única Delegacia Amiga da Criança no Paraná.

O delegado da comarca de Marmeleiro, Wilkison Fabiano de Oliveira, além de lidar com suas atribuições, também tem uma agenda lotada para outros compromissos relacionados a defesa e direitos de crianças e adolescentes. Oliveira coordena a iniciativa, com o apoio da equipe da Polícia Civil.

Para atender melhor os menores que precisam, por alguma razão, ir até a delegacia, foram realizadas mudanças estruturais, como salas para crianças, ambientes reservados e apropriados e também uma equipe treinada para garantir um atendimento com maior tranquilidade. Atualmente, enquanto o adulto é ouvido pela equipe, as crianças permanecem em um ambiente diferente e adequado.

Prêmio Prioridade Absoluta

Como resultado de sua dedicação com as crianças e adolescentes a partir de um espaço apropriado para atendê-los, neste ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu para Oliveira o 2° prêmio Prioridade Absoluta, primeira vez que um delegado com um projeto implantado em uma unidade policial recebe o prêmio no Brasil.

O projeto Delegacia Amiga da Criança, idealizado e implantado pelo delegado, conseguiu a maior nota de avaliação entre todos os projetos inscritos no país. Atualmente, a Polícia Civil do Paraná é a única instituição policial a ter um profissional e um projeto reconhecido pelo CNJ.

Prêmio Zilda Arns

Outra homenagem que Oliveira deve receber é através do Prêmio Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância. A entrega deve ser realizada em abril de 2023, no Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas Para a Primeira Infância, organizado pelo Instituto Arns, em conjunto com a Pastoral da Criança, a Rede Nacional Primeira Infância e parceiros.

O Prêmio Zilda Arns é concedido para pessoas ou entidades que se destacam ao criar formas de proteção dos direitos dos menores no Brasil e no mundo.

Fonte: Diário do Sudoeste


[There are no radio stations in the database]