Núcleo de Educação quer reduzir índice de estudantes que deixam de ir à aula regularmente
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 07/06/2022
A rede pública estadual de ensino tem enfrentado diversos desafios desde o retorno das aulas presenciais. Com o receio de contaminação com Covid e com a necessidade de retomar o ritmo de estudos e todo o conteúdo a ser colocado em dia, o ano de 2022 trouxe um novo desafio para os gestores das escolas e também para o estado: há um expressivo percentual diário de estudantes que estão regularmente matriculados, porém estão faltando com frequência e há a necessidade urgente de implantar formas de evitar que esses estudantes desistam da escola.
Por isso, o Paraná está aprimorando o programa Presente na Escola, da Secretaria Estadual da Educação, para manter e atrair os estudantes da rede estadual de ensino e mostrar a importância de manter crianças e jovens em sala de aula, sendo esse o objetivo principal para este ano, com um conjunto de estratégias para realizar a busca ativa, aumentar a participação dos alunos e evitar o abandono escolar.
De acordo com a técnica pedagógica da Frequência Escolar do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, Elaine Lazaroto, a consulta realizada aponta que há em torno de 779 estudantes com o perfil ‘pula-pula’ na região, ou seja, que frequenta a escola, porém, falta com frequência. Esse dado é de abril.
“21,8% dos estudantes indicaram que faltam à escola porque não têm a percepção da sua importância”, conta Elaine.
Para diminuir a defasagem escolar, a profissional aponta que foi proposta pela Secretaria de Estado da Educação, através do NRE de Pato Branco, a Semana D de Mobilização pela Frequência Escolar para toda a rede pública estadual de ensino. A programação iniciou na segunda-feira (06) e acontece até o dia 10, para conscientizar toda a comunidade.
O NRE tem buscado parcerias com a sociedade para que os pais ou responsáveis compreendam que as aulas acontecem de segunda a sexta-feira e a ausência, mesmo que esporádica, pode causar prejuízos significativos na vida escolar e social dos nossos estudantes.
Fonte: Diário do Sudoeste