Situação financeira do Samu é apresentada a prefeitos da Amsop

Escrito por em 08/04/2022

A Amsop recebeu uma assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste (Ciruspar), que apresentou aos prefeitos da região a situação financeira do Samu, que vem se agravando por conta de defasagens nos repasses por parte da União, desde 2013, e do governo do estado, desde 2017, além do aumento considerável de despesas durante os dois anos de pandemia da Covid.

De acordo com o Ciruspar, o atual desequilíbrio financeiro acaba refletindo na necessidade de repasses cada vez maiores pelos municípios, situação que causa preocupação entre os prefeitos, e, para não comprometer a viabilidade das operações e atendimentos do Samu, foram apresentadas algumas medidas na busca de soluções para a situação.

O presidente da Amsop, o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, sugeriu que o Ciruspar aproveite as estruturas administrativas e dê suporte jurídico dos dois consórcios de saúde da região, a Associação Regional de Saúde do Sudoeste e o Consórcio Intermunicipal de Saúde, substitua o pagamento de horas-extras por banco de horas e, ainda, faça a contratação através de Processo Seletivo Simplicado.

“Estamos chegando a 66% das despesas do Samu que estão sendo bancadas pelos municípios, quando a nossa obrigação deveria ser de 25%. Então, nós queremos continuar trabalhando em prol da sociedade, com o atendimento de qualidade do Samu, mas estamos muito preocupados com essa sobrecarga financeira para os municípios”, alerta o presidente do Ciruspar, o prefeito de Ampére, Disnei Luquini.

Por fim, foi formada uma comissão com os prefeitos Cleber Fontana (Francisco Beltrão), Disnei Luquini (Ampére), Anderson Barreto (Coronel Vivida), Luís Carlos Turatto (Dois Vizinhos) e Edson Cenci (Chopinzinho), que farão um levantamento aprofundado da situação financeira do Ciruspar e, posteriormente, apresentarão sugestões para otimizar a gestão do consórcio.

Fonte: Assessoria Amsop

Marcado como

[There are no radio stations in the database]