Pato Branco tem, agora, programa Família Acolhedora
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 06/04/2022
A Prefeitura de Pato Branco lançou o programa Família Acolhedora, para abrigar temporariamente crianças e adolescentes afastados do convívio familiar como medida de proteção por terem sofrido a violação de algum direito.
Diferente da adoção, que é definitiva, o acolhimento familiar é uma medida protetiva temporária em que uma família, participante do programa e com todos os critérios preestabelecidos cumpridos, recebe uma criança ou adolescente por tempo determinado.
A família selecionada é capacitada pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social e, quando a situação está resolvida, o menor retorna para a família de origem, é encaminhado para um familiar consanguíneo ou, em alguns casos, quando a situação não é resolvida, encaminhado para a adoção.
Período de acolhimento com convívio familiar
Um dos objetivos do programa é possibilitar que crianças e adolescentes recebam
atendimento individualizado e possam se desenvolver em convívio familiar e em comunidade. Com isso, as famílias devem proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, além de amor e carinho.
As famílias acolhedoras devem estar resolvidas emocionalmente, pois precisam praticar o apego a essas crianças e adolescentes para, em seguida, desapegar, pensando no melhor para eles.
O tempo de acolhimento do programa depende da medida protetiva aplicada pelo Judiciário, com avaliações realizadas a cada três meses, sendo que o desligamento só poderá ocorrer através de determinação judicial.
Fonte: Diário do Sudoeste