Colheita e venda de pinhão estão liberadas em todo o estado

Escrito por em 01/04/2022

A colheita, venda, transporte e armazenamento de pinhão estão liberados no Paraná a partir desta sexta-feira (01). Porém, a liberação pelo Instituto Água e Terra determina que o produto esteja maduro para ser comercializado. Também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados.

O pinhão deve ser colhido de pinhas que já caíram, o sinal que garante a maturação. Isso também evita que a população corra risco de queda ao subir na araucária.

As normas e instruções de comercialização têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná, ameaçada de extinção.

Quando o pinhão cai, é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear o fruto em outros lugares, garantindo a reprodução da árvore. A semente da araucária se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai abrindo até liberar o pinhão, que precisa de um tempo necessário para atingir o amadurecimento.

As pinhas maduras desprendem dos galhos geralmente entre os meses de abril a agosto e quando arrebentam esparramam as sementes.

Foto: Alessandro Vieira/SEDEST

Fonte: Beltrão Agora com informações da AEN

Marcado como

[There are no radio stations in the database]