Usuários do WhatsApp GB estão sendo banidos da versão oficial do aplicativo
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 23/03/2022
O WhatsApp GB se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta semana. Todo o alvoroço foi motivado pela grande quantidade de usuários da versão alternativa do aplicativo de conversa que relataram terem sido banidos da plataforma.
Além do banimento no “WhatsApp pirata”, alguns internautas também afirmaram que seus números de telefone foram bloqueados. Dessa forma, não conseguem ter acesso à versão oficial do app.
Não é a primeira vez que o “WhatsApp alternativo” causa problemas para os usuários — em 2019, por exemplo, muitas contas também foram bloqueadas pelo mesmo motivo. Apesar disso, a solução ainda é bastante procurada, mesmo podendo levar à exclusão permanente do app oficial.
O que é e como funciona o WhatsApp GB?
Uma das várias versões não oficiais do aplicativo, o WhatsApp GB é um app de mensagens inspirado na plataforma original. Porém, conta com mais funções, incluindo a possibilidade de usar duas contas ao mesmo tempo em um único celular.
Disponível somente para Android, o “WhatsApp pirata” também traz respostas automáticas, filtros de mensagens, temas personalizados que alteram todo o visual do app, e não apenas as conversas, e diferentes configurações para o status. A função “não perturbe” é outro dos vários atrativos.
Alguns usuários também utilizam o app por causa de funções que driblam regras de privacidade do WhatsApp, como não exibir o status “online” e visualizar mensagens apagadas de outros usuários.
As ferramentas encontradas no app oficial também podem ser utilizadas normalmente nesse app desenvolvido por terceiros. Outro detalhe é que o usuário precisa ter uma conta na plataforma original para levar seu perfil ao serviço alternativo.
Quais os riscos de usar o WhatsApp GB?
Assim como o download e a instalação de qualquer outro APK, a utilização do WhatsApp GB envolve alguns riscos. Neste caso, os recursos de segurança disponíveis na versão convencional não são ativados.
Sem a criptografia de ponta a ponta, todos os dados do perfil podem ser interceptados por terceiros, inclusive cibercriminosos. Ou seja, conversas, fotos, vídeos, senhas, arquivos e outras informações ficam comprometidas, havendo a possibilidade de serem utilizadas em golpes.
Além disso, o usuário dessa e de outras versões não oficiais do WhatsApp correm o risco de serem excluídos permanentemente do aplicativo original.
Fonte: Canaltech