Pato Branco pode receber refugiados ucranianos nos próximos dias
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 16/03/2022
Dados divulgados pela Organização Internacional paras Migrações e pela ONU apontam que mais de 3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde que a Rússia iniciou a ofensiva contra o país, em 24 de fevereiro. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, desse total, 1,4 milhão são crianças.
O município de Pato Branco revelou, ontem (15), que se cadastrou junto ao comitê de ajuda humanitária – Humanitas Brasil Ucrânia, que é coordenado pela Representação Central Ucraniano Brasileira, de Curitiba, para assim se tornar uma cidade acolhedora dos refugiados.
A primeira manifestação foi dada pelo prefeito Robson Cantu, em vídeo divulgado pela assessoria de comunicação do município. Cantu lembrou a presença dos descendentes de ucranianos em Pato Branco e anunciou que, na sexta-feira (11), aderiu ao cadastro de municípios acolhedores de refugiados ucranianos. A previsão do prefeito é que em um intervalo de 30 a 40 dias famílias de refugiados estarão chegando ao município, que passa a se preparar para receber essa população.
A ação envolve a comunidade ucraniana de Pato Branco, que já vem se articulando para cadastrar famílias interessadas em receber refugiados, mas também para prestar suporte nas diversas necessidades que devem surgir.
Por parte do município, as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação são as que neste momento estão sendo mobilizadas para o atendimento das famílias.
Fonte: Diário do Sudoeste