Por causa de obras, trânsito na PR-280 será apenas em meia pista

Escrito por em 27/12/2021

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) iniciou, ainda no mês de novembro, o bloqueio de metade da pista em um trecho da rodovia PR-280, entre Palmas e o entroncamento com a BR-153 (Horizonte).

De acordo com o órgão, a medida é necessária para avançar com as obras da restauração da rodovia com pavimento rígido de concreto, utilizando a técnica whitetopping (uso de concreto para a reabilitação de pavimentos asfálticos deteriorados, onde o concreto é aplicado diretamente sobre o asfalto).

Segundo o DER, atualmente, estão em execução a fresagem do pavimento na pista de rolamento e a reciclagem do acostamento, deixando ambos prontos para o início da execução das placas de concreto, ainda este mês. A frente de trabalho iniciou as atividades a partir do trevo com a BR-153, próximo à divisa com Santa Catarina.

Com isso, começa uma operação “Pare-e-Siga” 24 horas por dia nos pontos bloqueados. Nenhum tipo de tráfego pode circular até a conclusão do pavimento de concreto. A expectativa é que a obra chegue a ter de 10 quilômetros a 15 quilômetros com pista bloqueada, o que pode levar a períodos de espera de até três horas para seguir viagem.

A recomendação é que os motoristas evitem a utilização da PR-280 neste trecho, com os usuários locais buscando rotas alternativas em Santa Catarina, e com o tráfego de longa distância optando por corredores de logística, como a BR-277, onde as tarifas de pedágio deixaram de ser cobradas no final do mês passado.

Os bloqueios na pista permanecem pelos próximos meses, até a conclusão dos serviços no pavimento

Nos 59,55 quilômetros do trecho serão executadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, após passarem por reciclagem de sub-base. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical e de elementos de segurança.

O investimento é de R$ 107,4 milhões.

Com informações da Ascom do DER-PR

Marcado como

[There are no radio stations in the database]