Valentino Rossi se despede da MotoGP

Escrito por em 15/11/2021

Não foi só o carinho dos fãs que Valentino Rossi sentiu ao encerrar a carreira neste domingo (14). Pelas redes sociais, colegas de profissão, amigos e até rivais manifestaram apresso pela carreira do multicampeão e agradeceram a contribuição dele ao esporte.

Como Fabio Quartararo foi campeão entre os pilotos, assim como a Ducati garantiu o título dos construtores, o assunto da última etapa da MotoGP, em Valência, na Espanha, foi a despedida de Valentino Rossi. Muitos torcedores presentes nas arquibancadas, ontem, durante o treino classificatório, erguiam bandeiras amarelas com o número 46. A lenda italiana ficou com a 10ª posição do grid.

Aos 42 anos, Valentino Rossi anunciou a decisão de se aposentar no início de agosto, no meio da temporada, após o recesso de verão. Nove vezes campeão mundial, com seis títulos na categoria principal da MotoGP somados a conquistas nas categorias 125cc, 250cc e 500cc, o piloto fez história na motovelocidade.

Campeão pela última vez em 2009, o italiano vinha conseguindo boas colocações finais no ranking mundial, inclusive com três vice-campeonatos, entre 2014 e 2016, mas a inevitável queda de rendimento começou a aparecer e, desde 2019, quando ficou em sétimo na temporada, vinha piorando na classificação geral, com o 15º lugar em 2020 e a 20ª colocação na temporada atual.

A melhor colocação neste ano foi na Áustria, quando terminou em oitavo. A última vez que conseguiu terminar entre os três primeiros foi em julho do ano passado, quando ficou em terceiro no GP de Andaluzia, o 199º pódio da categoria principal. Fãs que gostariam de ver Rossi chegando ao número 200 se mobilizaram nas redes sociais para pedir que os adversários abrissem caminho para ele, que brincou com a possibilidade.

Dono de um carisma ímpar e com comemorações nunca antes vistas, o “Doutor”, como é conhecido, projetou o Mundial de Motociclismo para um patamar nunca antes alcançado. Por isso, e em forma de agradecimento, a organização do campeonato, após a gala que se seguiu ao Grande Prémio da Comunidade Valenciana, 18.ª e última prova do Mundial, emitiu um comunicado em que anunciou Rossi como uma lenda. “Já uma lenda, Valentino Rossi (Yamaha) foi incluído no “hall of fame” do MotoGP e é, agora, oficialmente, uma lenda da MotoGP”.

Assim, Rossi juntou-se a uma lista onde estão Giacomo Agostini, Mick Doohan, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Anton Mang, Angel Nieto, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Carlo Ubbiali, Alex Crivillé, Franco Uncini, Marco Lucchinelli, Randy Mamola, Kork Ballington, Dani Pedrosa, Stefan Dörflinger, Jorge “Aspar” Martinez e Nicky Hayden.

O sorriso de Rossi nunca será esquecido. Isso e as corridas incríveis que protagonizou. O italiano foi um verdadeiro “Peter Pan” do motociclismo. Recusou-se a envelhecer e, com isso, construiu um legado histórico. Vai deixar saudades. “Grazie Vale”.


[There are no radio stations in the database]